Nasa anuncia missão que deve levar primeira mulher à Lua

5755_CE35357D1D07A752.jpg

Foto: Divulgação Nasa

A missão Artemis 3, terceira fase do Programa Artemis, deve levar a primeira mulher à Lua em 2024. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou que os planos para uma nova viagem lunar incluem um homem e uma mulher.

A última vez que a Nasa realizou uma viagem com tripulantes à Lua foi em 1972. Agora, os astronautas deverão viajar em uma cápsula parecida com a da missão Apolo, chamada Orion, que será lançada no foguete Space Launch System (SLS).

Para concretizar este plano, a agência espacial vai lançar dois testes de voo ao redor do satélite para verificar o desemprenho, suporte de vida e capacidades de comunicação do foguete e da cápsula onde viajarão os astronautas. O primeiro voo será no outono de 2021, sem astronautas, e em 2023, a Artemis 2 irá com a tripulação.

Atualmente, 17 astronautas mulheres estão na ativa, sendo que cinco delas se formaram no curso de treinamento no início deste ano. Porém, ainda não foi decidido qual será escolhida.

Com o programa, a Nasa visa estabelecer a exploração sustentável da superfície lunar até o final da década, junto com parceiros comerciais e internacionais. “Então, usaremos o que aprendemos na Lua e ao redor dela para dar o próximo salto gigante – enviar astronautas a Marte”, diz a agência.

A Nasa estima desembolsar US$ 28 bilhões (dólares), sem contar os custos de desenvolvimento do foguete e cápsula, e pediu um reforço ao Congresso norte-americano de US$ 3,2 bilhões para construção do sistema de aterrissagem.

scroll to top