Camaçari Mercado e Negócios Notícias

Mulheres participam da 5ª edição do Trilha de Gestão Empreendedora

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

Iniciou nesta segunda-feira (25.10), a 5ª edição do Trilha de Gestão Empreendedora,  as aulas gratuitas devem preparar as empreendedoras do município de Camaçari para o crescimento dos seus negócios. A capacitação, acontece na Casa do Trabalho, com atividades programadas até quarta-feira (27.10).

No primeiro dia, as mulheres matriculadas participaram da aula de Controle Financeiro, ministrada pelo Consultor do Sebrae Joaquim Suzart. Ainda na oportunidade, foram abordados temas de empreendedorismo, planejamento, finanças, marketing e vendas, com destaque ao tratamento ao cliente e a nova modalidade de vendas on-line.

De acordo com o gestor da Sedec, Waldy Freitas, o evento de hoje é mais uma edição para fortalecer o elo com a mulher empreendedora. “Sabemos que o emprego está difícil, então a iniciativa visa ajudar a ser uma microempreendedora, pois é fundamental que cada vez mais entendamos a importância do corporativismo, para enfrentar juntos os desafios impostos pela pandemia” disse.

Ainda conforme o secretário, o evento se chama Trilha de Gestão Empreendedoras, porque “as mulheres se movimentam e se aglutinam muito mais fácil”. Em relação às edições anteriores, é possível perceber que a procura é de 95% do público feminino, mas a iniciativa também está aberta à participação masculina.

Letícia Ferraz, moradora do Bairro Novo, explicou que soube do encontro na rede social de uma amiga. Determinada por buscar conhecimentos do mundo do empreendedorismo, Letícia ligou para a Sedec e fez a inscrição. “Eu me inscrevi para ampliar meu entendimento e ter mais noção sobre finanças, produtos e vendas. Estou tentando entrar no mercado e estou buscando me aperfeiçoar para não correr o risco de errar”, explicou ao acrescentar que atualmente realiza seu trabalho em casa.

Para formalizar o negócio, o secretário explica que o primeiro passo é a capacitação, através do Sebrae, em seguida, os interessados podem dar entrada ao processo de Microempreendedor Individual (MEI) na secretaria, obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), para depois seguir com o encaminhamento ao banco, que pode ocorrer com o apoio da Sedec.

A 6ª edição da trilha já tem data programada, será de 8 a 12 de novembro, em Arembepe. As inscrições estão abertas e são limitadas, e podem ser feitas presencialmente na Central do Empreendedor de Arembepe ou através dos telefones (71) 3624-2469 e (71) 3624-3224. A trilha será realizada na Escola Municipal Profª Lídia Coelho Pinto, das 8h30 às 12h30.

A trilha empreendedora é uma iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).