0800 Cultural

Mostra cultural “Saberes e Sabores de Irará” tem visitação gratuita em Salvador

exposicao_Joao_Martins_Irara

A Mostra cultural “Saberes e Sabores de Irará” está com visitação aberta de forma gratuita no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. A exposição apresenta uma mostra de cerâmica tradicional, fotografias de Lucy Anunciação e telas do artista plástico João Martins. As obras podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 13h às 17h, até o dia 14 de agosto.

“Saberes e Sabores de Irará” é uma proposta das curadoras Bernadete Anunciação e Lucy Anunciação e tem como propósito exaltar o trabalho desenvolvido pelas ceramistas e produtores rurais da região de Irará, que, com sua arte e trabalho, fortalecem a economia criativa dessa localidade e do estado da Bahia. “Essa visibilidade fortalece e valoriza uma das mais importantes regiões produtoras de farinha e de cerâmica tradicional do Estado”, explica a coordenadora do museu, Renata Alencar.

“Extrair na natureza o barro e prepará-lo para modelar, pintar e assar as peças são resultado de um saber que se transmite de geração a geração. Esse processo, além de gerar renda, marca a cultura de uma comunidade que se identifica nos objetos que cria”, informa Lucy Anunciação.