Moradores do Condomínio Sabiás em Camaçari concluem curso de elétrica

Sehab_-Curso-eletricista_Tiago-Pacheco_20.01.22-11.jpg

Foto: Tiago Pacheco

Quinze beneficiários dos conjuntos habitacionais oriundos do extinto programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do condomínio Residencial Morada dos Sabiás, situado no bairro Jardim Limoeiro, concluíram o curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão (Eletricista Básico), na tarde da última quinta-feira (20). Por meio do Programa Técnico Social (PTS), a formação foi integralizada em 80h de curso.

A qualificação foi realizada pela Secretaria da Habitação – Sehab, com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem – Senai, cuja unidade em Camaçari acolheu o último encontro formativo da turma de eletricistas.

O curso tem o objetivo de gerar emprego e renda para os beneficiários acima de 16 anos, a turma do Morada dos Sabiás iniciou o curso em 20 de dezembro de 2021. Segundo o subsecretário da pasta, Otaviano Maia, o objetivo do trabalho é integrar beneficiários do programa habitacional ao sistema de produção. “A ideia é garantir capacitação para que eles possam produzir e gerar renda nos próprios lugares em que moram“, explica.

Juliana Lins, coordenadora técnica da unidade do Senai em Camaçari, explica o objetivo principal do curso, a atuação técnica, por meio de atividades práticas voltadas à capacitação em instalações elétricas prediais. “O aluno concluinte deste curso, numa residência, por exemplo, é capaz de realizar instalações do disjuntor, trocar lâmpadas, resistores, e também com foco em partidas de motor monofásico“, detalha a coordenadora.

Matheus Felipe, de 26 anos e com ensino médio completo, chegou ao curso por orientação da mãe. Aos poucos, ele foi descobrindo o que lhe interessava. “Uma coisa que me chamou atenção foi descobrir como funcionam as luzes dos postes, por exemplo. Eu achava que a energia vinha de uma central, mas agora sei que funcionam por fotosensores e que é um processo automático que funciona a partir da ausência de luz“, compartilha Matheus, com satisfação, o conhecimento adquirido.

A aluna Sônia Anunciação, de 64 anos também tem o ensino médio completo e matriculou-se no curso sabendo o que queria: conquistar sua independência quanto à resolução de problemas elétricos dentro de sua casa. “Eu vim pra esse curso num foco: aprender a instalar tomada, saber trocar resistência do chuveiro elétrico, e ter habilidade com o interruptor. Eu aqui fiz tudo, foi muito proveitoso, mas o meu foco aqui foi esse e foi isso que aprendi“, declara.

Além do curso em Elétrica, já foram oferecidas através do PTS formações em panificação, operação de empilhadeira, informática e em corte e costura. Pelo programa, em Camaçari, já passaram mais de 150 estudantes beneficiários do programa.

scroll to top