Ministro da Educação garante que Enem não será cancelado neste sábado e domingo

mendonça-filho.jpg

Mesmo após pedido de suspensão da segunda edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Ministério Público do Ceará, o ministro da Educação, Mendonça Filho, garante que as provas ocorrerão neste sábado (3) e domingo (4). O cancelamento foi solicitado pelo procurador Oscar Filho depois de supostos vazamentos de gabarito.

O ministro assegurou, durante visita à uma escola em São Paulo, que não há “nenhuma possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio”.

As provas do primeiro e do segundo dia, 5 e 6 de novembro, mais a prova de redação, teriam vazado para pelo menos dois candidatos antes do início do exame. No entanto, o Inep afirma que não há indícios do vazamento do gabarito oficial. Para este final de semana, conforme o ministro explicou à Agência Brasil, o monitoramento de combate a fraudes continuará. Os participantes que forem pegos, serão desclassificados e punidos pela legislação criminal vigente.

Em sua conta no Twitter, Mendonça Filho afirma que “o procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará, tem histórico de tentar impedir o ENEM”. E que “estranha que o procurador venha a público, de novo, às vésperas das provas do ENEM, gerar fatos que provocam tumulto e insegurança”. Ele garante que o Inep tem colaborado com a Polícia Federal para não provocar consequentes prejuízos ao Enem 2016.

scroll to top