Brasil Notícias Poder Público

Ministério da Saúde vai recontar número de mortos pela covid-19 no Brasil: dados “fantasiosos ou manipulados”

Foto: Thiago Canuto
Foto: Thiago Canuto

O Ministério da Saúde avalia recontar o número de mortes no Brasil por covid-19. De acordo com Carlos Wizard, que vai assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, os dados atuais são “fantasiosos ou manipulados”.

Wizard, que já está despachando na pasta, disse à coluna de Bela Megale que o número estaria inflado. Pesquisas indicam o contrário – que há uma grande subnotificação, que era admitida em outras gestões da pasta durante a pandemia.

“Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos”, diz Wizard.

“Eu acredito que vai ter um dado mais real, porque o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado”, continua. Ele contou ainda que estava no grupo que tomou a decisão de rever este levantamento e que um novo balanço atualizado deve ser divulgado em um mês. Os dados atuais são colhidos juntos às secretarias estaduais.