Michel Temer anuncia liberação de saques em contas inativas do FGTS 

saques-contas-fgts-michel-temer.jpg-large.jpeg

O anúncio foi feito durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Alvorada. Foto: Marcos Corrêa/PR

Durante café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira (22), no Palácio da Alvorada, o presidente Michel Temer anunciou que os trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que têm em contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A medida visa reaquecer a economia nacional.

Só poderão sacar os trabalhadores que possuem conta inativa até 31 de dezembro de 2015. O governo estima que as retiradas devem chegar a cerca de R$ 30 bilhões, o equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O calendário com as datas dos saques será divulgado pela Caixa Econômica Federal de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

Essas contas são geradas quando o empregado deixa o emprego. As regras determinam que os valores só poderiam ser sacados em caso de aposentadoria, para compra de moradia própria e se o trabalhador ficar três anos desempregado.

“Nós estamos flexibilizando essa exigência. Porque o momento que nós vivemos na economia demanda adoção de medidas, ainda que de forma parcial, para recomposição da renda do trabalhador”, disse o presidente.

De acordo com Temer, 86% das contas não ultrapassam um salário mínimo (R$ 880). Ainda, o governante assegura que os saques não colocarão em risco a “solidez do FGTS”. Os recursos do Fundo de Garantia são aplicados em programas de habitação e transporte, por exemplo.

scroll to top