Segurança Pública

‘Mercadores do Caos’: Ex-secretário de Saúde do RJ é preso em por fraudes na compra de respiradores

foto: reprodução
foto: reprodução

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, foi preso no início da manhã desta sexta-feira (10) pela operação ‘Mercadores do Caos’, coordenada pelo Ministério Público do RJ e Polícia Civil. De acordo com as investigações do órgão, Edmar foi apontado como integrante da organização criminosa que fraudou contratos de compra de respiradores pulmonares, em caráter emergencial, para atendimento de pacientes com a Covid-19. 

A operação foi deflagrada na residência de ex-secretário em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Além do mandado de prisão,  1ª Vara Criminal Especializada da Capital determinou um mandado de busca e apreensão na outra casa dele em Itaipava, na Região Serrana. Serão confiscados os bens de Edmar, avaliados em até R$ 36.922.920,00, equivalente aos recursos públicos desviados.

A suspeita é de fraudes em contratos assinados sem licitação, entre eles o de aquisição de respiradores, oxímetros e medicamentos, além da contratação de leitos privados. E segundo o MPRJ, Edmar vai responder pelos crimes de organização criminosa e peculato.