Notícias

MEDE Turismo realiza 3º Workshop em Camaçari

Foto:Ascom/PMC
Foto:Ascom/PMC

A Prefeitura de Camaçari, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza nesta terça-feira (22/10), em Itacimirim, o 3º Workshop do MEDE Turismo. O Programa de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE) é um projeto realizado através da Secretaria de Turismo (Setur), voltado para os meios de hospedagem e de gastronomia em Camaçari. Por meio de consultoria especializada, os empresários estão tendo acesso a indicadores personalizados, abertura de novos nichos de mercado, estudos técnicos de negócios e criação de soluções sob medida para cada empreendedor.

Com duração de 10 meses, 28 estabelecimentos estão participando do Programa de Melhoria de Desempenho, recebendo consulta especializada individual, consultoria e acompanhamento nos processos de reposicionamento de imagem e gestão. Durante esse processo, são realizados workshops com temas conjuntos para nivelamento de conhecimento e discussão sobre o cenário local. O encontro desta terça-feira será sobre Planejamento, tendo como tema “Organizando seu Modelo de Negócio com a Ferramenta Canvas”.

O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico e dinâmico em formato de um quadro que permite analisar o modelo de negócios que está sendo criado, remodelado ou adaptado. Esse modelo tem como premissa o pensamento visual, ou seja, o uso de desenhos para representar situações ou ideias. Essa metodologia possibilita descrever e pensar sobre o modelo de negócios da organização do empreendedor, de seus concorrentes ou qualquer outra empresa.

O MEDE Turismo faz parte da estratégia do prefeito Elinaldo Araújo para fortalecimento dos estabelecimentos instalados no município e fomento ao empreendedorismo. A fórmula é simples: o crescimento das empresas gera mais emprego, renda e garante a prestação de serviços de qualidade para moradores e visitantes. Além do programa de melhoria, a Setur também está promovendo a capacitação de ambulantes e estímulo à gastronomia local.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari