MEC anuncia mudanças no Enem 2017

enem.jpg

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (9) o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram as mudanças para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As inscrições serão de 8 a 19 de maio.

Para começar, as provas serão realizadas em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro. O que segundo o MEC, atende aos sabatistas, pessoas que guardam o sábado por motivos religiosos e esperavam até as 19h para começarem a prova no primeiro dia. Até o ano passado, o exame era realizado em um final de semana, no sábado e domingo.

Outra novidade é a redação, agendada para o primeiro domingo junto com as provas de linguagem, códigos e suas tecnologias e ciências humanas. No segundo domingo, serão as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Os participantes terão cinco horas e meia e quatro horas meia, respectivamente, para concluir o exame em cada um dos dias.

Em 2017, o Enem não poderá ser utilizado como certificação do ensino médio. O certificado só será expedido com a realização do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

No campo da segurança, para evitar fraudes, a organização planeja a utilização de cadernos de questões e folhas de respostas personalizados com o nome e número de inscrição do aluno. O resultado já tem data para sair, 19 de janeiro de 2018.

Sobre a isenção da taxa de inscrição, a pasta afirmou que será necessário informar o número de Identificação Social (NIS). No entanto, todos os alunos que concluíram o ensino médio na rede pública estarão isentos. Para aqueles que ainda cursam o ensino médio em escola pública, a gratuidade será garantida pelo CadÚnico.

Segundo o MEC as alterações foram feitas com base nas respostas da consulta pública feita pelo ministério, disponível de 18 de janeiro a 17 de fevereiro.

scroll to top