Notícias

Manchas de óleo em praias do Nordeste deixam Camaçari em alerta

ca50515jose-photo-by-jose-carlos-almeida

Desde o início de setembro, manchas negras têm aparecido em prais do Nordeste e por isso, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Defesa Civil, está em alerta, sobretudo em vista o aumento do público que frequenta a orla da cidade nas altas estações.

A Capitania dos Portos está monitorando possíveis locais onde a mancha de óleo foi avistada. Uma investigação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) aponta que trata-se de petróleo, porém não é possível afirmar de onde viria o óleo. A Prefeitura informa que não houve registro de foco da substância na extensão da Costa de Camaçari.

Em caso de aparição da mancha de óleo ou alguma substância similar, é orientado que entre em contato com a Defesa Civil de Camaçari, órgão competente, no município, para acionar os órgãos ambientais. É importnate o apoio do trade turístico, pescadores e moradores da região costeira para monitorar e reportar possíveis casos de ocorrências.

De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, órgão que faz parte da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a equipe está de prontidão. “Estamos atentos às situações em toda área da Costa de Camaçari. Nosso órgão funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, e em situações de emergência a população deve nos acionar, através do telefone 199”, informou, acrescentando que a ligação é gratuita. As pessoas podem ligar ainda para o (71) 3622-7755 ou para o celular corporativo (71) 98796-9858.