Notícias Poder Público Salvador

Mais ônibus passam a circular no Subúrbio Ferroviário; confira medidas da operação especial na região

Foto: Genildo Lawinscky/ TV BA
Foto: Genildo Lawinscky/ TV BA

A partir da próxima segunda-feira (1º), moradores do Subúrbio Ferroviário contarão com operação assistida realizada pela prefeitura de Salvador. Postos de apoio e de fiscalização serão criados, ônibus extras serão colocados para circular, e haverá medidas gerais de combate ao avanço do novo coronavírus nessa região e em outros pontos da cidade. As informações foram divulgadas pelo prefeito ACM Neto na manhã desta sexta-feira (29).

 
O gestor municipal disse que 60% dos 394 ônibus que costumam circular diariamente entre os dois extremos do Subúrbio, o início da Avenida Afrânio Peixoto e a Estrada do Derba, estarão nas ruas. No total, serão 236 veículos. Em toda a cidade, até agora, apenas 40% das frotas estava rodando. A ação é para ajudar a deixar os coletivos menos cheios e combater o avanço da contaminação do novo coronavírus. O Subúrbio foi escolhido após uma análise.

“Tivemos 70% de redução no número de passageiros do transporte público em toda a cidade, ou seja, estamos transportando cerca de 30% da quantidade normal. Conseguimos ,melhorar o desempenho, estocar ônibus nas principais estações, e regular a alimentação desses ônibus, mas ainda existem casos em que a gente presencia ônibus lotados em alguns pontos da cidade. Acompanhamos essa dinâmica nos últimos dias e identificamos onde estavam os maiores desafios”, disse.

O reforço será destinado às linhas com maior demanda. A prefeitura mapeou as regiões com maior fluxo de passageiros no Subúrbio e vai montar pontos de apoio para que um coletivo cheio seja apoiado por um dos veículos. Foram escolhidos três pontos: Periperi (Em frente à Rua da Glória), Itacaranha/ Escada (Em frente ao Posto BR), e Plataforma (No Largo do Luso).