Livro “As Mulheres Abayomi” é lançado neste sábado (24) em Salvador

AsMulheresAbayomiLivro.jpg

Neste sábado (24/11), o escritor Adilson Passos lança o livro “As Mulheres Abayomi”, às 16h, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. O evento é aberto ao público. Reverenciando ancestralidades, a história da obra tem a cultura africana, as mulheres, suas lutas e costuras de confiança como inspiração. Símbolo de resistência, tradição e poder feminino‎, as bonecas Abayomi contribuem para o reconhecimento do valor da identidade negra do povo brasileiro, um referencial positivo para o imaginário do universo infantil. O livro fala sobre igualdade de direitos e deveres, respeito e amor fraterno, pontuando a força guerreira criativa das mulheres como alquimia de transformação.

Em yorubá, a palavra Abayomi possui muitos significados, dentre eles, “encontro feliz e preciso” e ainda “aquele que traz felicidade ou alegria”. As pequenas bonecas Abayomis, feitas de retalhos de pano e confeccionadas sem cola e sem costura, apenas com nós e amarrações, simbolizam amor, proteção e tudo de melhor que uma pessoa pode dar de si mesmo. Criadas para acalentar as crianças durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as bonecas nasciam dos retalhos rasgados das roupas que vestiam corpos resistentes e serviam como amuleto de proteção.

O soteropolitano Adilson Passos é designer, formado pela UFBA, e ilustrador. Desde a infância é apaixonado pelo desenho, pelo som das palavras cantadas e mais tarde veio o gosto pela leitura. Neste livro faz a união entre imagens e palavras, com o sonho de alcançar leitores de todas as idades.

A Escola de Belas Artes da UFBA  fica localizada na Avenida Araújo Pinho, 212, Canela.

Com informações da Ascom Secult BA

scroll to top