Bahia Música

Live-show do 2º Festival Panteras Negras agita o palco da TVE neste sábado (27)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Neste sábado (27), às 18h30, o Palco TVE apresenta o show da banda baiana “Panteras Negras”, a primeira banda instrumental negra LGBTQIA+ do mundo. A Live-show foi gravada no “2º Festival Panteras Negras Convida” com as presenças da dupla perfo-política-musical “As Mambas’ e as musicistas Daniela Nátali, Gabriela Wara Rêgo e Karen Silva. A apresentação tem como objetivo visibilizar a presença das mulheres negras e pessoas LGBTQI+ na música como instrumentistas, compositoras e produtoras.

A banda “Panteras Negras”, anfitriã do festival, tem origem nas periferias de Salvador e reúne os bairros de Periperi, Pirajá e Engenho Velho de Brotas na essência e no trabalho de Ziati Franco (baixo), Dedê Fatuma (percussão), Line Santana (bateria) e Suyá Synergy (guitarra). O grupo que se compreende como autodidata busca amplificar a pluralidade rítmica, melódica e poética de mulheres negras e LGBTQI+.

O 2º Festival é apresentado pela produtora independente EstaçãoZinha, fundada por Ziati Franco, homem trans negro, contrabaixista, produtor e compositor, que durante mais de 10 anos, viveu sua vida artística em um corpo negro feminino lésbico da periferia. A produtora fomenta a cena baiana e fortalece as mulheres negras no cenário independente desde 2018 e foi responsável pela realização do 1º Festival em novembro do mesmo ano, com público de mais de 1500 pessoas. Além de colecionar a concepção, direção musical e produção executiva de projetos com Marissol Mwamba, Luedji Luna, banda Munlac e Bia Ferreira.

O show poderá ser acompanhado pelo Portal da TVE.