Militância Social Poder Público Político

Líder político e ativista negro norte-americano deve participar de Audiência Pública da ALBA

images

A Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o convite ao prefeito de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, Ras Jua Baraka, para uma audiência pública no Parlamento, proposta pela deputada Olívia Santana (PCdoB).

O político, educador e ativista negro visitará Salvador em junho, quando poderá trocar experiências sobre o enfrentamento ao racismo e às desigualdades sociais. A data do encontro ainda não foi definida.

Por meio do requerimento lido pela presidente da Comissão, deputada Fátima Nunes (PT), Olívia Santana destacou a importância da ALBA realizar a audiência pública. “Salvador é considerada a cidade com o maior contingente de população negra fora do continente africano. Todavia, os espaços estratégicos de tomada de decisões têm diminuta participação negra. O fenômeno é um contraste que evidencia a desigualdade gritante que há na capital baiana”, afirmou.

De acordo com a parlamentar, Newark tem características parecidas com Salvador e, portanto, considera necessário entender as experiências administrativas na gestão de Ras Jua Baraka, adaptando as soluções aos contrastes existentes na capital baiana. Baraka foi eleito em 2014 e, em 2018, foi reeleito com mais de 77% dos votos válidos.