Líder do governo no Senado assume Ministério das Relações Exteriores

aloysio-nunes.jpg

Aloysio Nunes deve tomar posse na semana que vem. Foto: Gerdan Wesley.

Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), 71 anos, é o novo ministro das Relações Exteriores. Ele assume o lugar de José Serra (PSDB), que pediu demissão do cargo na semana passada alegando problemas de saúde que o impediriam de cumprir a função designada.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, no final da tarde desta quinta-feira (2). Eleito em 2011, o atual ministro era líder do governo no Senado desde maio do ano passado. O senador suplente Airton Sandoval (PMDB-SP) assumirá o seu cargo.

“Eu penso que a política externa nesse momento em que o Brasil começa a sair de uma crise profunda pode dar uma grande contribuição”, diz o chanceler em vídeo publicado em sua página oficial no Facebook.  “Nós temos desafios muito importantes como dar nova vida ao MERCOSUL”, completa.

Nunes já foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (1999-2001), da Justiça (2001-2002), deputado federal e estadual e vice-governador de São Paulo. Em 2014, concorreu à vice-presidência na chapa de Aécio Neves (PSDB-MG).

A cerimônia de posse está programada para a próxima terça-feira (7). Na ocasião, Osmar Serraglio também tomará posse como ministro da Justiça e Segurança Pública, substituindo Alexandre de Moraes, atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF).

scroll to top