Lauro de Freitas recebe Mutirão de Cirurgias

Lauro-de-Freitas.jpg

Lauro de Freitas recebe, pelo segundo ano, o Mutirão de Cirurgias. A iniciativa acontece no estacionamento do Restaurante Popular, com a oferta de cirurgias de tireoidectomia (retirada da tireoide) para adultos, de vesícula, hérnias, histerectomia; e procedimentos pediátricos de amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

Até esta quinta-feira (01º/11) acontecem as triagens, com atendimento das 7h às 17h. Para realizar a triagem o paciente precisa ter de 14 a 65 anos (adultos) e de 4 a 13 anos (crianças) e levar ao local de cadastramento RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e exames laboratoriais como hemograma completo, TAP, TTPA, ureia, creatinina e glicemia em jejum. Para quem pretende fazer cirurgia de histerectomia (útero) é necessário apresentar o exame preventivo. Os pacientes que farão cirurgia de vesícula, devem comparecer à triagem em jejum para realização do exame de ultrassom.
A estrutura do mutirão conta com profissionais capacitados para realizar o atendimento e encaminhamento a uma equipe médica para avaliação dos pacientes e realização de exames como ultrassonografia e raio X nos consultórios móveis. As cirurgias terão início no dia 09 de novembro no Hospital Municipal Dia Jorge Novis, exceto os procedimentos direcionados às crianças, que serão realizados nas unidades de saúde da rede estadual especializadas em atendimento pediátrico.
Além da cirurgia, os pacientes serão assistidos durante o pós operatório e receberão os medicamentos necessário para recuperação. Foi também disponibilizado o carro “Tou Voltando” que leva os pacientes para casa após a alta cirúrgica.
A segunda edição do mutirão começou em abril no município de Dias D’Ávila e já passou por cidades como Barreiras, Itabuna, Amargosa e Jequié.  Em sua primeira edição, o projeto realizou mais de 14 mil cirurgias.

scroll to top