Lauro de Freitas: Operação de controle noturno soma mais de 1.300 abordagens em apenas três dias

1589817318180520jpg.jpg

Foto:Lucas Lins

Em apenas três dias de funcionamento, a operação de controle de circulação noturna de Lauro de Freitas  já realizou 1.362 abordagens orientativas e de conscientização. A inciativa fiscaliza o cumprimento do decreto que restringe a circulação de pessoas e veículos em locais públicos, no período das 20h às 5h da manhã, e até o momento, não está aplicando penalidades. A operação também atende a chamados de denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU).
Segundo a Prefeitura Municipal, após a homologação do decreto, uma redução de 85% da circulação de motoristas e pedestres no município foi constatada pela Secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), no terceiro dia da operação. “Em relação aos dois primeiros dias, o domingo foi mais tranquilo. Registramos um número menor de circulação. Isso é positivo, visto que os casos de pessoas contaminadas no município têm crescido e as medidas são importantes para combater”, afirmou o secretário Smith Neto.

O titular da pasta também alerta que ônibus de origem da capital baiana até Lauro de Freitas estão mantidos com intervalos de uma hora, após o início da restrição, às 20h, garantindo a chegada de moradores. No trajeto serão realizadas apenas desembarques.

A Prefeitura local explica que a maioria das abordagens se concentrou nas entradas da Estrada do Coco (Km-1 e Km-7,5), onde as equipes da operação de segurança montaram bloqueios com viaturas, cones e gradis, para orientar condutores e passageiros de veículos. Uma das informações, além do horário de restrição, foi sobre a opção de utilizar a Via Metropolitana para quem tinha destino ao Litoral Norte ou a capital baiana. Quatro incursões da operação fizeram rondas pelos bairros da cidade, na restrição deste domingo.

DENÚNCIAS

Do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), técnicos de plantão receberam 30 denúncias, entre aglomerações de pessoas e poluição sonora, durante o período da restrição. Em tempo real, as denúncias foram encaminhadas para as equipes que fiscalizavam a circulação e permanência de pessoas e veículos nas ruas. Chamados da população, como o de ocorrências de poluição sonora em condomínios na Estrada do Coco, foram atendidos. Em Portão e outros bairros, pessoas que estavam em bares foram orientadas a se recolherem nas suas casas.

scroll to top