Cultura e Entretenimento Notícias

Jogos étnicos e de cordel são destaque na 1ª edição do Literogame

Foto: Ricardo Silva
Foto: Ricardo Silva

Uma mistura entre literatura e jogos, a 1ª edição do Literogame trará painéis virtuais, workshops online, lives de jogos narrativos e de tabuleiro. O evento será realizado de 29 a 31 de janeiro. A convenção cultural será 100% online, ao vivo e gratuita, com o encontro entre especialistas e entusiastas da área.

Na programação estão jogos ligados a tema como a influência africana, jogos indígenas e a literatura de cordel. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site www.literogames.com.br .

No primeiro dia haverá uma live board game com Sanderson Virgulino, às 20h30, do jogo Diário de Assis, que traz como temática o futuro, onde um povo com descendência africana se desenvolve ao ponto de realizar um grande êxodo da Terra ao cosmos.

Marcelo Pereira é o convidado do dia 30, na live board game com o título Educa Quilombo – Mancala, jogo de tabuleiro comparado ao xadrez. No mesmo dia, outra live board game com tema étnico. A partir das 20h30, acontece o Jogos Indígenas – Cabo de Guerra com a presença de Walter Tembé do povo Tembé e os jogadores Wiràhu Tembé e A’ma’nukyr Tembé.

A pedra do sapo e a prisão de espíritos – Mares do Sertão (Adventure Cards) com Diego Azevedo acontece dia 31, às 16h. Este é um jogo, uma história, ensaio, reflexão sobre Nordeste, narrativas, protagonismo e revolução.

Ao todo serão mais de 50 convidados, 37 horas de evento, 21 tra nsmissões e 15 mesas de jogos com inscrições antecipadas. Os workshops têm inscrições limitadas e acontecerão pela plataforma Zoom.

Idealizado pela Lupa Promoções, com curadoria da 42 Cultural o projeto nasceu com a finalidade de aproximar os jovens ao mundo da literatura. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.