Janeiro a abril: audiência pública presta contas da saúde em Camaçari

35180936565_00773c3a8d_z.jpg

Foto: Heriks Trabuco/ DICOM Câmara Municipal

No primeiro quadrimestre de 2017, que representa os meses de janeiro a abril, foram aplicados R$ 46 milhões (17,62%) de recursos próprios na saúde em Camaçari. Esse quesito correspondeu a 20,8% das despesas totais do município, o equivalente a R$ 47,8 milhões.

Os dados foram apresentados em audiência pública na manhã desta quinta-feira (8), na Câmara Municipal, para prestação de contas da Secretaria de Saúde (Sesau). Para o secretário, Elias Natan, a avaliação desses quatro meses é positiva, já que “isso [os números] demonstra que teve uma eficácia na gestão” e que “a secretaria fez mais com menos”.

O titular da pasta informa que cortes foram feitos a exemplo da devolução de cinco imóveis alugados para a Sesau e redução do número e valores de contratos; o que teria permitido investimento em outras áreas: atenção básica, regulação e atenção especializada.

Para o segundo semestre, de acordo com Natan, o foco será na ampliação da descentralização de consultas, melhora na distribuição de medicamentos, extensão da unidade móvel do SAMU para a orla e reformas de algumas unidades.

Uma reforma já confirmada é a da Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra do Jacuípe, que pode iniciar ainda neste ano. Outros postos que podem passar por reestruturação são o Pronto Atendimento de Vila de Abrantes, conceituado como precário em auditoria e com recomendação para suspensão das atividades; e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes e da Gleba B, que obtiveram conceito regular.

Além disso, o secretário garante que as cirurgias eletivas começarão no segundo semestre.

scroll to top