Itaú Cultural lança primeiro edital de emergência para artistas em quarentena; Veja como participar

arte-cultura-itau-cultural.jpg

Foto: Salva Garrigues/Getty Images

O Itaú Cultural (IC) lança o Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, que segundo a instituição, tem como objetivo movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz, em tempos de pandemia mundial de coronavírus.
O primeiro edital está com inscrições abertas desde às 9h de ontem (6) e segue até as 23h59 de sexta-feira (10). O projeto é voltado para os artistas das artes cênicas – circo, dança e teatro – impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de necessidade de isolamento social. Os inscritos podem candidatar práticas artísticas de dois tipos:

– Trabalhos produzidos no período da quarentena: o inscrito poderá propor uma apresentação ao vivo (em tempo real) ou enviar o trabalho já gravado em vídeo, desde que realizado na condição de isolamento;

– Espetáculo cênico completo (dança, teatro ou circo) em material audiovisual gravado antes da quarentena: porém, para que esta modalidade seja ajustada ao momento atual, é preciso que haja uma intervenção gerada no momento de isolamento. O inscrito deverá propor uma leitura ou um novo olhar sobre esse material – apresentando, em texto escrito ou vídeo, novas abordagens ou compreensões, análises, contextos, reflexões críticas sobre a obra.
Dúvidas podem ser tiradas no e-mail artescenicas@apps.itaucultural.org.br.

 

Seleção
Serão selecionados pela equipe de programadores de artes cênicas do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 90 no eixo “trabalhos produzidos no período da quarentena” e até 30 no eixo “espetáculo cênico completo (dança, teatro ou circo) em material audiovisual gravado antes da quarentena”. Todos receberão valores de até 10 mil reais líquidos como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. Para ler todos os detalhes sobre premiação e seleção, acesse o edital.

Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 25 de abril. Ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até quatro meses (podendo esse ser alterado diante do quadro social referente à pandemia da covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.

Posteriormente ao Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência voltado para a área de cênicas, o Itaú Cultural vai lançar as edições destinadas às áreas de música e artes visuais.

scroll to top