Cultural Música

Intercenas Musicais inicia programação de shows neste sábado (24) em Salvador

thebaggios_fotofernandocorreia

O Intercenas Musicais, espaço de encontro entre artistas nacionais e internacionais com a cena e o público local, volta a ocupar o Commons Studio Bar, em Salvador, iniciando a programação com o show da The Baggios, neste sábado (24/08), às 20h. O projeto realizará uma série de 20 shows entre agosto de 2019 e maio de 2020 contemplando atrações locais e nacionais, que representam a diversidade e a atualidade do cenário musical brasileiro.

Nestaprimeira edição, a banda sergipana The Baggios, que neste ano completa 15 anos de estrada, apresenta o show do seu recente trabalho “Vulcão” no palco do Commons Studio Bar. O grupo foi criado em 2004 na histórica cidade de São Cristóvão (SE) pelo guitarrista Julio Andrade, hoje acompanhado por Gabriel Perninha, na bateria, e Rafael Ramos nas teclas. A banda tem a diversidade como base de uma trilha que começou a ser explorada ainda em seu primeiro trabalho,  mesclando timbres clássicos aos riffs bluseiros,  atrelados ao rock setentista e a música brasileira.

Em seu novo trabalho, os Baggios referendam sua trajetória, ao mesmo tempo em que buscam traçar outro caminho. “Vulcão”, faz uma conexão dos ritmos da África com o balanço da música brasileira. Do desert blues ao baião, as percussões latinas se misturam às guitarras orientais e aos riffs do blues num processo maduro, com experimentos e texturas que trazem uma sonoridade ímpar, mesclando o conceito de novo e antigo.

Intercenas Musicais – Iniciado em 2012, o Intercenas Musicais promove a circulação de artistas dentro e fora do estado, com a realização de shows e turnês. O projeto vem consolidando uma rede de trabalho na área da música, na integração de ações em seis cidades da Bahia – Cachoeira, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itacaré e Salvador –, além de São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Em suas quatro temporadas anteriores, foram mais de 30 edições, reunindo nomes como Davi Moraes, BNegão, Guizado, Curumin, OQuadro, BaianaSystem, Maglore, Scambo, Lucas Santtana, entre outros.

Emcada cidade, uma rede de parceiros entra em ação para que se cumpram os objetivos. Entre eles, está a dinamização de espaços culturais adequados para eventos de pequeno porte, a formação de plateia, a provocação de intercâmbios artísticos e, por fim, a estruturação de um cenário capaz de criar desdobramentos a partir destas intervenções no mercado de cada região alcançada.

Entre agosto de 2019 e maio de 2020, o Intercenas Musicais sobe ao palco do Commons Studio Bar mais uma vez, para realizar a operação da etapa Salvador. Serão mais de 20 shows nacionais e/ou internacionais. “Quando abrimos o Commons, nosso objetivo era difundir trabalhos autorais ao vivo, aproveitando a cena fértil da música atual do Brasil e a forma que ela dialoga com o mundo, e para isso a Maquinário passa a compartilhar a realização do Intercenas Musicais com o Commons desde 2013”, explica Vince Athayde, sócio da casa e curador do projeto.

Banner Ags9
Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor