Educação Ativa Notícias

Inscrições para o Sisu seguem até sexta (07). Confira as vagas ofertadas em Camaçari

uneb

Segue até sexta-feira (07/06) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre as faculdades e universidades que ofertam vagas em Camaçari está a Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a disponibilização de 50 vagas para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, com duração de três anos. Atualmente, a instituição conta com 98 estudantes matriculados no campus do município. As pessoas podem escolher cursos ofertados também pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Campus XIX).

O processo seletivo possui etapa única de inscrição e não representa nenhum custo para o estudante. Para concorrer à vaga, os interessados devem ter feito o Enem 2018 e utilizar o número de inscrição e a senha atual do exame para acessar a página de inscrição (https://sisualuno.mec.gov.br/). Caso o candidato não se lembre dos dados, pode recuperá-los na página do Enem.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, ou aquelas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última escolha confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.