Iniciada nova etapa da vacinação contra a gripe

dsc_6049.jpg

Foi iniciada nesta segunda-feira (22/04) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que estende a imunização a todos os grupos considerados prioritários. Até a semana passada, apenas crianças com idade entre 1 e 6 anos,  grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) estavam recebendo a dose contra a gripe nos postos de saúde.

Fazem parte do público-alvo ainda profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

A campanha segue até 31 de maio e o Dia D de vacinação acontece no dia 04 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos considerados prioritários.

A dose utilizada este ano sofreu mudanças em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo de 2018, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo o H1N1.

Camaçari – A imunização contra a influenza acontece em todas as unidades de saúde de Camaçari. A meta da Secretaria de Saúde (Sesau) é vacinar 58 mil pessoas no município.

Salvador – Na capital baiana, todas as unidades de saúde da rede básica estão ofertando as doses do imunobiológico de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

Lauro de Freitas – As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Lauro de Freitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para receber a dose da imunização é importante estar com o cartão de vacinas e documento com foto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), equipes estão levando as vacinas para escolas e creches que estão fora da zona de cobertura dos agentes de Saúde da Família.

Dias d’Ávila – A vacinação em Dias d’Ávila é realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). No Dia D de Mobilização Nacional, dia 04 de maio, a imunização acontecerá ainda em postos volantes nos bairros da Concórdia, Entroncamento e Genaro. Na Praça ACM, no Centro, haverá um posto fixo durante todo o dia.

scroll to top