Bahia Saúde

Hospital Riverside é reaberto e inicia operação com 96 leitos para Covid-19

foto: reprodução / GOVBA
foto: reprodução / GOVBA

Localizado em Lauro de Freitas, o Hospital Riverside passa a funcionar a partir deste sábado (3), com 96 novos leitos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19). São 10 leitos de UTI, 32 leitos de assistência respiratória e 54 leitos clínicos, e serão abertos de modo gradual.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a expectativa é que nas primeiras 24h o hospital receba 32 pacientes que serão regulados de outras unidades de saúde. O governador Rui Costa visitou a unidade nesta manhã. A abertura da unidade visa para ampliar a oferta de vagas e, assim, reduzir a pressão na rede assistencial e a taxa de ocupação.

“O esforço do Governo do Estado continua grande no sentido de reduzir a taxa de ocupação de leitos e garantir rapidez para que os pacientes com potencial de agravamento da doença sejam atendidos com o suporte necessário. O objetivo é tentar evitar uma complicação maior desses pacientes que, muitas vezes, têm uma evolução rápida da doença, vindo, inclusive, à óbito, como temos registrado nas últimas semanas”, explicou o governador.

Atuarão na unidade mais de 200 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros. Os leitos serão abertos de modo gradual e a expectativa é que nas primeiras 24 horas cheguem 32 pacientes no Hospital Riverside, que virão regulados de outras unidades de saúde.