Notícias Saúde em Foco

Hemoba inicia campanha de doação de sangue para reforçar estoque no Carnaval

bolsa_sangue_rh_negativo-360x240

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) inicia nesta quarta-feira (12), a campanha “Antes de pular o Carnaval, dê um pulo na Hemoba”, para mobilizar os doadores de sangue e garantir um estoque seguro de hemocomponentes para o Carnaval baiano.

“É um momento que ficamos em alerta. Existe uma grande movimentação de pessoas nas ruas e estradas com muitos foliões e turistas. Além disto, existe a demanda de sangue para pacientes que realizam tratamento hemoterápico, que precisa ser garantida”, afirma o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.

Veja a seguir as principais informações, disponibilizadas pela Secretaria de Saúde da Bahia:

Funcionamento

Os voluntários interessados poderão visitar as unidades em um horário diferenciado, oportunizando mais possibilidades para a doação de sangue. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado, funcionará na quinta (20) e sexta-feira (21), das 7h30 às 18h30; no sábado (22), a coleta ocorre das 7h30 às 12h30. Na segunda (24) e terça-feira (25) de Carnaval, os doadores podem comparecer das 7h30 às 18h30 e, na quarta-feira de cinzas, a unidade vai abrir das 13h às 18h30.

Na próxima semana, a unidade do SAC Cajazeiras funciona em expediente normal até sexta-feira, das 7h30 às 15h, reabrindo na quarta de cinzas no turno matutino. No Hospital do Subúrbio, os interessados podem doar sangue na quinta e sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. A unidade não funciona entre os dias 24 e 26, voltando com o atendimento normal na quinta, 26 de fevereiro. A unidade de coleta do Hospital Santo Antônio funciona até o dia 20, retomando o atendimento normal após o carnaval.

Critérios para doação

Para doar sangue, os voluntários precisam estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como ter dormido pelo menos seis horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos duas horas.