Hemoba alerta para baixos estoques e apela para que a população doe sangue

hemoba_3.jpg

Foto: Elói Corrêa (GOVBA)

A  Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) emitiu comunicado advertindo sobre os baixos estoques de sangue, que continuam a operar com a classificação crítica ou alerta, com redução mais acentuada entre os tipos sanguíneos de Rh negativo. Com o objetivo de estabilizar o quadro, a Hemoba ainda faz um apelo para que a população compareça para doar sangue em uma das unidades fixas de coleta ou em um dos Hemóveis.
Em Salvador, há unidades fixas no Complexo do Hospital Geral do Estado (HGE), no Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, Hospital do Subúrbio e Sac Cajazeiras. Em Camaçari, o atendimento é realizado na unidade localizada ao lado do Hospital Geral do município (HGC). Há unidades fixas em mais outras 20 cidades baianas. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos por meio do link www5.saude.ba.gov.br/hemoba.
Já as unidades móveis atendes durante esta semana no Salvador Shopping e Shopping Bela Vista, na capital baiana, e no Núcleo Regional de Saúde, na cidade de Feira de Santana, até sexta-feira (08), das 8h às 17h. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar sangue caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.
Ainda dentro das recomendações básicas, o candidato precisa estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem fumar por pelo menos duas horas.
Sem título
scroll to top