0800 Cultural

Grupo colombiano faz apresentações gratuitas em Salvador

makeuptraditionalcolombia_divulgacao

Um espetáculo multilinguagem que mescla dança, música e audiovisual para abordar histórias e costumes do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, localizado no Caribe colombiano, tendo como fio condutor um mensageiro de notícias, personagem real bastante conhecido nas ilhas.

Esta é a proposta de o “Som dos Caracóis”, do Make Up Traditional Group, grupo colombiano que utiliza seu repertório de danças e músicas tradicionais para divulgar a cultura local. O grupo realiza uma série de apresentações gratuitas em Salvador. Nesta segunda-feira (12/08), a apresentação acontece na Casa da Música, e na quinta-feira (15), no Centro Cultural Plataforma, ambos às 19h. No domingo (11) a apresentação ocupou o Espaço Cultural de Alagados.

O arquipélago é composto por 19 ilhas e os seus primeiros colonizadores foram puritanos europeus e lenhadores jamaicanos, além de grupos de comunidades africanas. Como resultado dessa pluralidade, as ilhas apresentam riqueza de danças e ritmos, influenciados por diversos estilos como polka, pasillo, quadrille, mento, calipso, entre outros. Toda essa diversidade estará no palco em Som dos Caracóis, espetáculo que tem uma hora e meia de duração, e conta com a participação de 22 artistas colombianos, entre bailarinos e músicos.

As apresentações fazem parte de uma ação de intercâmbio entre o grupo Make Up Traditional Group e a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/Secult) para promover, além da dinamização de pauta, experiências e vivências artísticas entre os integrantes do grupo e artistas residentes dos espaços culturais.

Sobre o Autor

Redação

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *