Greve dos caminhoneiros custará R$ 15 bilhões para a economia, estima Ministério da Fazenda

tnrgo_abr2505182894_1.jpg

Os 10 dias da greve dos caminhoneiros que aconteceu em todo o país custarão R$ 15 bilhões para a economia, o equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB – soma das riquezas produzidas no país), foi o que informou o Ministério da Fazenda nesta terça-feira (12/06). Segundo a pasta, o ministro Eduardo Guardia repassou os dados em reunião com investidores em São Paulo na última segunda (11).

A previsão oficial de crescimento do PIB para este ano, estimada em 2,5%, poderá ser revista para baixo por conta da paralisação. O número será divulgado no fim do mês de julho.

Na última edição do boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada todas as semanas pelo Banco Central, os analistas de mercado estimavam que a economia crescerá apenas 1,94% em 2018. Essa foi a sexta semana consecutiva de queda nas projeções. Há um mês, a projeção estava em 2,51%.

De acordo com o boletim Focus, a previsão das instituições financeiras para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,65% para 3,82% em 2018. As projeções do Ministério da Fazenda para a inflação também só serão divulgadas no fim de julho.

As informações são da Agência Brasil

scroll to top