0800 Cultural

Gratuito: exposição “Retalhos do Sertão” em cartaz em Salvador

MostraRetalhosdoSertao
Um jovem talento que deixou a profissão de frentista para retratar de um jeito novo, através da técnica de óleo sobre tela, o Sertão nordestino. É essa simplicidade do cotidiano do povo nordestino que o artista plástico Eduardo Lima leva para as 20 telas em exibição na Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, em Salvador. Com visitação gratuita, a mostra “Retalhos do Sertão” fica em cartaz até o dia 15 de junho, de segunda a sexta-feira das 10h às 17h, e sábado das 13h às 17h.

Autodidata, com 20 anos de carreira, Eduardo Lima vem ocupando espaço com sua vocação de pintor. Ele vem conquistando apreciadores da arte contemporânea brasileira e já realizou inúmeras exposições coletivas e individuais de sucesso, no Brasil e no exterior. Apaixonado por suas raízes nordestinas e pela arte, Eduardo logo percebeu que o que buscava para criar suas obras estava ao seu redor. Passou então a retratar o sertanejo do seu jeito peculiar de pintar com traços firmes e cores fortes.

“Nunca passei por uma escola de arte. Sou apaixonado pelas minhas raízes nordestinas; então passei a retratar o nordestino e o seu cotidiano simples. Eu queria que os personagens retratados por mim transmitissem timidez, como se estivessem envergonhados no momento de serem fotografados. Por isso, eles nunca olham diretamente em nossos olhos. Sou apaixonado também pela arte brasileira, por isso é evidente encontrar traços e cores que remetem ao Tropicalismo”, explica o artista.

Nascido em 1977, na cidade de Capim Grosso, no interior da Bahia, aos 10 anos de idade Eduardo já tinha um grade apreço pela arte, desenhando a lápis grafite, esculpindo em argila e outros materiais. Seu primeiro contato com as tintas e os pincéis só aconteceu aos 23 anos de idade quando trabalhava como frentista em um posto de combustível. Eduardo usava os dias de folga para estudar arte e elaborar seus quadros com temas variados: florais, paisagens e natureza-morta, entre outros.

Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor
Banner Ags9