Educação Ativa Notícias

Governo comemora conquista histórica para a educação

Foto: Tiago Pacheco. Foto: Thiago Canuto.
Foto: Tiago Pacheco. Foto: Thiago Canuto.

Após anos de espera, Camaçari finalmente assistiu à chegada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fortalecendo a cidade para se tornar um pólo universitário. Na manhã desta terça-feira (27/03), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a UFBA e a Prefeitura de Camaçari, que garante o funcionamento imediato da instituição no município, de forma provisória, na Cidade do Saber.

Além da participação do prefeito Elinaldo Araújo e do vice-prefeito José Tude, o momento histórico contou com a participação do ministro da Educação, Mendonça Filho, do deputado federal, Paulo Azi, e do reitor da UFBA, João Carlos Salles, cada um com a sua parcela importante de contribuição para a realização desse sonho que vai mudar a vida de milhares de jovens que pretendem ingressar na UFBA.

O campus vai oferecer, inicialmente, 100 vagas para o curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação. A cerimônia para a assinatura do termo que marca a chegada da UFBA no município foi realizada em clima de muita alegria e sentimento de dever cumprido pela gestão, que tanto se esforçou para dar mais esse passo para o fortalecimento da educação no município.

O prefeito Elinaldo comemorou a chegada da UFBA em Camaçari. “Valeu a pena todo o esforço que o governo tem feito para mudar os rumos da educação superior em Camaçari. Conseguimos concretizar o que nenhuma outra gestão foi capaz de fazer e isso nos enche de orgulho, pois nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, ressaltou.

De acordo com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, as aulas devem acontecer ainda neste semestre. “Começamos as aulas no final de maio, provavelmente. Vamos consolidando, portanto, um campus com a qualidade UFBA e com a perspectiva de ter aqui outros cursos, como Engenharia”, disse.

Para o deputado Paulo Azi, Camaçari apresenta um novo momento. “Estamos demostrando que quando se tem responsabilidade, as coisas acontecem. Tenho certeza que esse campus que agora caminha com as próprias pernas em Camaçari, será um novo marco para o desenvolvimento dessa terra”, comentou o parlamentar.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltou a importância da instalação do campus para Camaçari e Região Metropolitana. “Isso vai proporcionar acesso à educação superior e mais oportunidades para os jovens baianos de Camaçari e do entorno”, ressaltou.

O funcionamento da UFBA na Cidade do Saber será temporário, até que a sede própria da universidade passe pelas reformas necessárias. O local definitivo será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

Com um projeto político-pedagógico em que será usado o modelo de formação por ciclos, o ingresso na UFBA será por meio do BI em Ciência, Tecnologia e Inovação, com três anos de duração, e só depois os alunos poderão escolher entre um dos cinco cursos da área de engenharia. As opções são nas áreas de energia, materiais, controle e automação, automotiva e computação.

Autoria: Ascom PMC

Sobre o Autor

Produção AGS

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *