Notícias Poder Público Segurança Pública

Governantes de Camaçari participam de reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública

Foto: Vinicius Angelim
Foto: Vinicius Angelim

A reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (Cisp) de Camaçari, realizada na tarde desta segunda-feira (11/11), contou mais uma vez com representantes do governo municipal – o secretário de Relações Institucionais, José Matos, além de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). O encontro, que acontece mensalmente, foi conduzido pela titular da 3ª Promotoria de Justiça do município, Carla Andrade Barreto, representando a promotora Mirella Brito, que cumpria outra agenda.

Com a meta de elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública até março de 2020, principal pauta da nova gestão da Cisp de Camaçari, o comitê trabalha com foco na organização de um diagnóstico e das fontes geradoras de dados. A promotora Carla Barreto abriu a reunião e deu boas-vindas aos presentes e aproveitou para fazer um breve panorama dos últimos encontros. Na ocasião, explicou que esse passo é essencial para nortear a construção do plano, e para ele de fato cumpra o papel de direcionar políticas públicas que solucionem as demandas da população e proporcione mais segurança aos munícipes.

Na reunião, a Comissão de Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara de Vereadores, composto pelos vereadores Jamelão, Fafá de Senhorinho e Dilson Magalhães Junior, que ocupam os respectivos cargos de presidente, relatora e membro, apresentaram em conjunto com outros vereadores, entre eles a Drª Cristiane Bacelar, o resultado dos esforços do Legislativo para a construção do documento e se puseram à disposição da Cisp para unirem esforços nesse processo de elaboração não apenas do Plano Municipal de Segurança, mas do conselho e o fundo para esse segmento.

O secretário José Matos explica que esses encontros são essenciais e ressalta que com a criação desses mecanismos o município pode planejar, implantar e avaliar projetos que tenham o objetivo de prevenir o crime e reduzir o sentimento de insegurança dos seus cidadãos. O gestor da pasta ficou incumbido de apresentar os planos municipais relativos às diversas secretarias da administração municipal que servirão como elemento a mais na construção do plano.

O diagnóstico tem o objetivo de trazer dados relevantes sob a ótica da violência no município, com a identificação de diversas características a exemplo do público-alvo, as áreas de risco, gênero, cor e raça tanto daquele que é violentado quanto daquele que move a violência. Além desses elementos, serão necessárias informações das mais variadas áreas de atuação, como saúde, social e educação, para que possam auxiliar na elaboração do diagnóstico e consequentemente do Plano Municipal de Segurança Pública que trará políticas de prevenção e ostensivas baseadas na realidade da cidade.

Fonte:  Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari

Sobre o Autor

Redação AGS9

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *