Camaçari Educação

Gestoras apresentam projetos de Camaçari em Seminários Territoriais

sesau, seduc, sedur

Como parte dos Seminários Territoriais Saberes e Fazeres da Formação Continuada, aconteceu ontem (14) a Formação Continuada Territorial realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e representantes das equipes técnicas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das Secretarias Municipais de Educação, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O encontro foi transmitido de forma virtual, pelo canal do IAT no Youtube (youtube.com/institutoanisioteixeiraiat).

Os seminários têm como objetivo socializar as experiências pedagógicas desenvolvidas durante o ano de 2020, a partir dos estudos da Formação Continuada Territorial para duplas gestoras e equipes técnicas das secretarias municipais, com foco nos profissionais que atuam no Fundamental II e Ensino Médio.

A equipe técnica da Seduc, que fez as explanações sobre a implementação, em Camaçari, do Projeto Mais e Melhor Educação: em Casa foi formada por Hosana Gonçalves, gerente de Currículo, e Priscila Ferrari, coordenadora Pedagógica Regional. Na oportunidade, elas destacam que o projeto foi criado como oferta emergencial no contexto da pandemia, como resultado da suspensão das aulas presenciais como forma de proteger toda a comunidade escolar da doença, o qual possibilitou a distribuição do Vale Merenda, do material pedagógico, dos kits escolares, da entrega do fardamento e do tênis e, principalmente, da interação com as famílias dos alunos, com a rotina de estudos em casa, e a manutenção da formação continuada dos profissionais.

A dupla gestora, que representou as demais escolas do município, foi formada por Karen Samano, gestora da Escola Municipal Catu de Abrantes e Kátia Pitanga, coordenadora Pedagógica da unidade de ensino. Na ocasião, elas falaram sobre as questões relacionadas à convivência no contexto escolar durante a pandemia e quais as estratégias utilizadas pelos profissionais para superar os novos desafios.

Ainda participaram do encontro a diretora Geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, além de representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Itaú Social e das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), dentre outros profissionais da educação que representam o Território Metropolitano.