Brasil Diversidade Satélite Negro

Fundo Baobá e Desabafo Social apoiam ações comunitárias contra o coronavírus

Foto:  Luiz Rafael
Foto: Luiz Rafael

O Fundo Baobá, único fundo brasileiro dedicado à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, e o Desabafo Social, um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação, vão apoiar ações comunitárias para enfrentar o coronavírus nas áreas de risco. Segundo dados do Ministério da Saúde, até dia esta sexta-feira (8), o Brasil registrou mais de 137 mil casos confirmados e mais de 9 mil mortes de coronavírus.

A seleção das ações se dá por meio de um desafio dentro da plataforma ItsNoon, um aplicativo de interação entre pessoas e suas ideias, para que as pessoas compartilhem ações que possam ser feitas agora para ajudar quem está em situação de risco em suas comunidades, bairros, territórios. No app, as pessoas responderão ao desafio e podem receber de R﹩60 até R﹩ 350 reais pela boa ideia.

“Queremos apoiar ideias mas acabam escapando aos mecanismos tradicionais de filantropia”, explica Selma Moreira, diretora executiva de Fundo Baobá. “Nosso objetivo é viabilizar pequenas iniciativas locais, como campanhas rápidas feitas pelo senhor ou a senhora que vende produtos de limpeza ou ovos, transmissões online feita por adolescentes e jovens das comunidades – em suma, ideias simples que podem ser convertidas facilmente em ações e que contribuem para prevenção de novas infecções, para lidar com as sensações de impotência frente a este gigante desconhecido e, sobretudo, preservar o sentimento de pertencimento e o espírito comunitário tão necessários neste momento de pandemia”, completa.

Para Monique Evelle, criadora do Desabafo Social, “outro diferencial desta iniciativa é que ela premia a criatividade. Podem ser inscritas músicas, poesias, vídeos e outras manifestações artísticas que beneficiem as comunidades pela informação, pela motivação ou pelo suporte emocional”, detalha.

As ideias serão selecionadas a partir de critérios como caráter emergencial para reduzir os riscos de novas infecções, reduzir a sensação de isolamento e até mesmo para resolver problemas financeiros imediatos, bem como a criatividade e o foco em educação em saúde, na resiliência comunitária e contenção da onda de contágio.

Para participar, é bem simples: é só baixar o aplicativo e criar seu perfil para começar a publicar. Baixe aqui: http://linktr.ee/desabafosocial O desafio ficará aberto até a distribuição da totalidade do recurso aportado.

SOBRE O FUNDO BAOBÁ

O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado exclusivamente à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, com foco em quatro grandes eixos programáticos: Viver com Dignidade, Educação, Desenvolvimento Econômico e Comunicação e Memória. Grande parte dos investimentos do Fundo Baobá estão concentrados na região Nordeste, por sua composição demográfica e histórico cultural e social no enfrentamento ao racismo. Ele conta com a W.K.Kellog Foundation como parceiro estratégico na consolidação de seu fundo patrimonial e, desta forma, na conquista de sua autonomia e perenidade.

SAIBA MAIS
Site oficial: http://baoba.org.br/
Instagram: @FundoBaoba
Facebook: http://m.facebook.com/fundobaoba Twitter: @fundobaoba
YouTube: http://www.youtube.com/fundobaoba

SOBRE O DESABAFO SOCIAL

Criado em 2011, o Desabafo Social se organiza atualmente como um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação. Para tanto, criou uma comunidade de engajamento cívico, artístico e cultural com mais de 50 mil pessoas para resolução de problemas da sociedade. A atuação se dá por meio de desafios sociais que remuneram as ideias mais criativas através de micropagamentos. Em sua trajetória, o Desabafo Social, que começou como grêmio estudantil e, posteriormente, em 2012, como organização social com foco em Educação e Comunicação em Direitos Humanos, transformou-se em 2019 em um projeto editorial, com imersão em temas que impactam o comportamento e as relações humanas e a meta de estimular a criação de soluções.

SAIBA MAIS
Site oficial: http://desabafosocial.com.br
Instagram: @DesabafoSocial
Facebook: http://web.facebook.com/desabafosocial Twitter: @desabafo_social
YouTube: http://www.youtube.com/desabafosocial