Brasil Segurança Pública

Fundador da Ricardo Eletro e sua filha são presos sob suspeita de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

12-ricardo-nunes-preso

Estão sendo cumpridos três mandados de prisão e quatorze mandados de busca e apreensão, afirma o Ministério Público. 

 

Ricardo Nunes, empresário e fundador da rede de comércio varejista ‘Ricardo Eletro’, e sua a filha mais velha, Laura Nunes, foram presos na manhã desta quarta-feira (8) em São Paulo. Após a captura, Ricardo Nunes foi encaminhado pela Polícia Civil para o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) em Contagem, na região metropolitana Minas Gerais.

Durante operação comandada pelo Ministério Público do estado junto com a Secretaria de Estado de Fazenda e a Polícia Civil. O MP afirmou que alvos da operação ‘Direto com o Dono’ são empresários do ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que teriam sonegado, ao longo de mais de cinco anos, cerca de R$ 400 milhões em impostos devidos ao estado Minas, e ressaltou que a rede possui “dívidas vultosas em praticamente todos os estados onde possui filiais”. 

A investigação ganhou força após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de novembro de 2019. Segundo as apurações públicas, as fraudes ocorriam da seguinte forma: as empresas da rede de varejo cobravam dos consumidores, embutido no preço dos produtos, o valor correspondente ao imposto. No entanto, os investigados não faziam o repasse e se apropriavam desses valores. 

Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, os mandados são cumpridos em alvos localizados nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, São Paulo e Santo André. Até o momento, dos três mandados de prisão emitidos pela Vara de Inquéritos de Contagem, um ainda permanece em aberto. Este é destinado ao diretor superintendente da empresa, Pedro Daniel Magalhães, que é procurado em Santo André. Até as 8h, ele estava foragido.

Em notas, a empresa Ricardo Eletro se manifestou sobre o caso nas redes sociais e declarou que “mantém firme seu principal compromisso com o cliente: honestidade. Nosso objetivo é levar alegria e ajudar na realização de pequenos sonhos, através de ofertas e oportunidades que tornam acessíveis nossos produtos e serviços”, escreveu.

Confira o comunicado completo: bit.ly/2Ciqz02