Fórum Negro de Arte e Cultura é aberto nesta segunda (18) em Salvador

fnac-1024x682.jpg

O III Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) é aberto nesta segunda-feira (18/03) e segue até a sexta-feira (22), em vários pontos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. O evento traz como temática “Xirê dos saberes: (Re) Conhecer, Existir”, uma relação à festa pública do Candomblé, onde os Orixás são homenageados ao mesmo tempo. O fórum explorará a multiplicidade de saberes afros em diversas perspectivas, tanto nas artes, quanto na filosofia e outras linguagens.

A iniciativa contará com várias ações durante os cinco dias de evento, como oficinas, conferências, ciclos de leituras dramáticas, Feira Afro, exposição de trabalhos acadêmicos, mesas de discussão, painéis de artes, cinema negro e lançamentos de livros. A homenagem desta edição é os 75 Anos do Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento, que ocorrerá na sexta-feira, com o performer Milsoul Santos do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (IPEAFRO), do Rio de Janeiro.

As inscrições para participar destas ações ocorrem pelo site https://www.even3.com.br/FNAC, já o credenciamento presencial para o FNAC acontece nesta segunda, até às 16h, no Foyer do Teatro Martim Gonçalves, mediante a doação de 1kg de alimento.

Dentre os nomes que estarão no FNAC está Emanuel Aráujo, artista plástico baiano e diretor do Museu AfroBrasil (SP), a antropóloga Ana Lúcia Lopes, o psicólogo Márcio Farias, e o filósofo carioca Renato Noguera. Referências baianas em discussões sobre negritude também fazem parte da programação, entre eles, Antônio Olavo, Jaime Sodré, Lindinalva Barbosa (CEAO, Pós-Afro), Iraildes Nascimento (dir. Escola Ilê Axé Opo Afonja) e artísticas como Gabi Guedes e Nara Couto.

Nesta edição, o Fórum conseguiu conquistar a vinda de artistas da África e América Latina, como Emo de Medeiros – artista plástico e performer de Benin – e Neo Muyanga – compositor e músico da África do Sul, numa parceria com o Goethe Institut.

Alguns espetáculos fazem parte da programação: Pele Negra, Máscaras Brancas, montagem da Cia de Teatro da UFBA, que faz a abertura artística do FNAC, nesta segunda, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves; Ziriguidum, da Cia de Dança da UFBA, na terça-feira (19), às 19h, no TMG; tem ainda na sexta e sábado (23) a montagem Afronte | Akulobee, espetáculo de formatura em direção teatral de Thiago Romero (Teatro da Queda), na Casa Rosada.

O experimento cênico TRAVESSIAS -ciclos transatlânticos é a quarta montagem que faz parte da programação do evento com apresentação marcada para  a quinta-feira (21), às 19h, no Teatro Martim Gonçalves. A encenação e direção é de Tássio Ferreira (Grupo de Pesquisa e Extensão AFRO(en)CENA, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB).

Confira a programação completa no endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/fnac/ 

scroll to top