Bahia Notícias Saúde

Formalizada parceria para construção da fábrica de insulina em Dias d’Ávila; obras devem começar em 2021

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

O Governo do Estado, através da Bahiafarma, e o laboratório ucraniano Indar formalizaram parceria nesta quinta-feira (24) para a construção da primeira fábrica de insulina do hemisfério sul, que será implementada em Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.

A lei que institui a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) foi sancionada pelo governador Rui Costa (PT), no último mês de agosto.

“Todo o ciclo fabril será realizado aqui no município, o que envolve a fabricação do insumo farmacêutico ativo da insulina e o envase. É um projeto de três a quatro anos, e pretendemos iniciar a parte de implementação fabril já no início de 2021”, explicou o diretor-presidente da Bahiafarma, Tiago Moraes, na reunião de hoje.

A Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana e tem como desafio tecnológico nacionalizar a produção do insumo. Como pontua o governo, essa PDP garante que o Ministério da Saúde adquira da Bahiafarma 50% da demanda nacional do SUS.

Segundo o presidente da Indar, Liubov Vishnevska, a previsão é que com a construção da fábrica sejam gerados até 400 empregos diretos e 1 mil indiretos no município. A unidade será responsável também por exportar insulina para outros países da América Latina.