Notícias Satélite RMS Segurança Pública

Fique ligado! Farol baixo nas estradas será obrigatório a partir do dia 8 de julho

Farol baixo nas estradas
Farol baixo nas estradas

A exigência do uso do farol baixo durante o dia nas rodovias brasileiras entra em vigor a partir do dia 8 de julho. O motorista que não cumprir a lei estará cometendo infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

De acordo com especialistas internacionais em trânsito o uso do farol baixo reduz em até 12% o risco de acidentes nas estradas, envolvendo pedestres e ciclistas, e em 5% as colisões entre carros.

Em contato com o Cidade Satélite, o Comandante do 14º Batalhão da Policia Militar do município de Santo Antônio de Jesus, Ten. Cel. Adalberto Piton diz que aprova essa medida.“Concordo com essa lei, pois certamente vai contribuir para a redução de acidentes. Além disso, aumentará a visibilidade do pedestre e dos demais veículos”.

Para o Representante Comercial Marcelo Reis, de 37 anos, acostumado a viajar de Salvador até Dias d’Ávila, com frequência, fala que a medida é válida, pois ajuda o motorista a identificar com melhor visibilidade o outro veículo. “O condutor percebe através do retrovisor do carro o outro veículo com uma certa distância. Isso possibilita mais segurança nas estradas”.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) recomenda que os motoristas fiquem atentos às mudanças. “Com a nova medida, todos os veículos deverão circular com as luzes ligadas nas estradas, inclusive em trechos urbanos e também em túneis com iluminação. Vai ajudar a diminuir o número de acidentes porque aumenta em mais de 60% a possibilidade de ser visto por um veículo no sentido contrário”, explica o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran, Eliezer Cruz.

Sobre o Autor

Flávio Rosário

Jornalista
(71) 988979444

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *