Festival Internacional do Documentário Musical começa nesta terça (03) em Salvador

in_edit_brasil.jpeg

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical começa nesta terça-feira (03/07) e segue até o próximo sábado (07) na Sala Walter da Silveira, no subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador. Nomes como o de Maria Bethânia, Artur Moreira Lima, Grace Jones e Walter Smetak são alguns dos artistas que terão sua história contada nas telas do cinema.

Na sessão de abertura, às 20h desta terçça, tem o filme vencedor da Competição Brasileira de Longas, realizada na edição paulista do festival, que aconteceu entre 7 e 17 de junho, Fevereiros, de Marcio Debellian.

O documentário mostra a relação da cantora baiana Maria Bethânia com o carnaval, desde sua infância na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, até a homenagem da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, em 2016. O filme representará o Brasil na edição do In-Edit Barcelona, em outubro.

Durante a Mostra Nacional serão exibidos filmes inéditos, como: Som, Sol & Surf – Saquarema, de Hélio Pitanga; Ultraje, de Marc Dourdin; Arthur Moreira Lima: Um Piano Para Todos, de Marcelo Mazuras; Dê Lembranças a Todos – Dorival Caymmi, de Fabio Di Fiore e Thiago Di Fiore, e Você não sabe quem eu sou, de Alexandre Petillo, Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa.

Outras atividades

Além da programação de filmes, atividades paralelas também vão ocupar a Sala Walter da Silveira durante o Festival. No sábado e domingo (08), das 14h às 20h, a Feira do Vinil ocupará o hall do cinema com venda de discos.

Também no sábado, das 11h às 13h, na Sala Walter da Silveira, o diretor Rodrigo Toledo realiza masterclass sobre a relação da fotografia com os diversos gêneros de documentário, suas diferentes vertentes e linguagens em face à cada temática proposta.

Toledo, que é professor da Escuela Internacional de Cine y Television – EICTV, em Cuba, discutirá a postura do fotógrafo e as ferramentas para a construção da narrativa e estética de documentários, abordando questões como o momento único, o elemento surpresa, técnicas de fotografia, tipos de câmeras e estética da luz. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O encerramento do Festival será com o projeto multilinguagem, O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza, de Manu Maltez. O disco-livro será lançado no domingo, às 17h, e conta a história de um jovem músico que perde uma mão e sua memória recente depois de uma noite com a cantora transexual Jezebel.
O livro com o conto e as ilustrações feitas pelo artista traz dois vinis de 7” encartados com quatro músicas cada. Às 21h, no Bar Velho Espanha, Maltez apresenta show do mesmo projeto, com exibição de curta-metragem de animação que conta a história do Rabequeiro Maneta.

Surgido em Barcelona, o Festival In-Edit apresenta mostras em países como Chile, Argentina, México, Alemanha, Colômbia e Grécia, chega a sua 10ª edição brasileira e 6ª em Salvador. Na capital baiana, a programação teve curadoria de Marcelo Aliche. Belém será a próxima capital brasileira a receber o Festival, entre os dias 13 e 15 de julho.

Confira a programação completa no site do evento:  http://br.in-edit.org/

scroll to top