Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor
0800 Cultural

Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil” segue em cartaz em Salvador

exposicao-personagens-foto-divulgacao-salvador-bahia

A exposição “Personagens da Guerra pela  Independência do Brasil” segue em cartaz até o dia 31 de julho no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em Salvador. O objetivo é proporcionar aos baianos a oportunidade de conhecer de perto as imagens dos homens e mulheres que tiveram um papel decisivo na epopeia do 2 de Julho e que contribuíram, de alguma maneira, para a vitória na guerra que consolidou a Independência do Brasil. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita das 14h às 18h.

Estão expostos quadros que retratam as figuras de Maria Quitéria, João das Botas, General Labatut, Lord Cochrane, Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque (Barão de Pirajá), Antonio  de Souza Lima, que  participaram diretamente de algumas batalhas. Um destaque é o quadro que apresenta os “Encourados de Pedrão”, batalhão de vaqueiros do sertão baiano que, usando roupas de couro, próprias para lidar com a gado no ambiente inóspito da caatinga, participaram da guerra.

Também estão presentes na exposição as imagens dos autores do Hino ao 2 de Julho, Ladislau Titara e José Santos Barreto, além de Joana Angélica, a Mártir da Independência e Abadessa do Convento da Lapa, assassinada por soldados portugueses quando tentava evitar a invasão da clausura. A figura de Pedro Rodrigues Bandeira, um dos  deputados baianos nas Cortes de Lisboa, na mesma época da guerra, é outra tela que integra a mostra.

Campanha 1 Ano do Programa Casa Melhor
Banner Ags9