Estudantes arrecadam fundos para representar Camaçari na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia

72f8e547-151a-43d1-b08e-0eece0f9e2f6.jpg

Prevenção dos recursos hídricos a partir da conscientização e tratamento do óleo, transformando-o em bioprodutos, como batom, tinta, sabão, detergente, vela e creme hidratante, além de sensibilizar as pessoas para que possam entender a dimensão do impacto causado pelo óleo. Esses são os principais objetivos do projeto da Equipe Transformando Óleo Residual (TOR), desenvolvido por quatro estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM), em Camaçari.

A iniciativa foi aprovada para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro na cidade de Recife (PE), uma das maiores feiras do Brasil no segmento. Duas das estudantes que desenvolvem o projeto, Maria Luiza Pinheiro, 16 anos, e Ana Beatriz Silva, 17 anos, acompanhadas de um professor orientador, devem viajar para participar do evento, mas para tanto, precisam arcar com o custo da inscrição, de R$ 1.000 por pessoa (que inclui hospedagem), e outros gastos, como passagens, alimentação e demais necessidades relacionadas à fabricação dos produtos.

Para conseguir o valor, foi criada uma campanha virtual, na qual qualquer quantia pode ser doada. “A campanha começou na semana passada, mas infelizmente até agora nada foi arrecadado e a inscrição precisa ser paga até a semana que vem”, afirma Maria Luiza. A contribuição com o projeto pode ser feita por meio do endereço eletrônico www.kickante.com.br/campanhas/feira-cientifica-projeto-tor.

Projeto TOR

O desenvolvimento do projeto TOR começou quando os estudantes perceberam a necessidade de por em prática o que estava sendo ensinado em sala de aula. “Então começamos a estudar e descobrimos que o óleo é um dos maiores poluentes da água e que, estima-se, que somente 1% dele seja reutilizado”, conta Maria Luiza. “Descobrimos que o óleo, utilizado em casas e restaurantes, depois que passasse por um processo de limpeza poderia ser transformado em produtos. Esse projeto tem como objetivo passar esse conhecimento pra o máximo de pessoas para que, assim, o óleo deixe de ser um problema ambiental”, completa.

Para obter mais informações sobre o projeto TOR, basta entrar em contato com um dos números telefônicos: (71) 98237-1592, 99986-4477 ou 99611-8058.

Creme, tinta e batom criados através do projeto

Creme, tinta e batom criados através do projeto

scroll to top