Educação Notícias

Estão abertas inscrições para o Programa Universidade para Todos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Começa nesta quinta-feira (3) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (UPT). Os estudantes selecionados têm até a próxima segunda-feira (7) para efetivar a matrícula. Esse ano foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O UPT é desenvolvido em parceria com as universidades Uneb, Uesc, Uesb, Uefs e UFRB, com o objetivo de contribuir para o ingresso dos estudantes no ensino superior.

A matrícula será feita exclusivamente on-line, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira. O passo a passo para o processo em cada universidade está disponível no Portal da Educação.

Conforme a Secretaria da Educação do Estado (SEC), as atividades do UPT intensivo estão estruturadas para serem desenvolvidas, com 6h diárias de estudo, com atividades regulares e complementares, utilizando de recursos digitais e/ou tecnologias de informação e comunicação como plataformas digitais, vídeoaulas, aulas on-line ao vivo, lives semanais, com conteúdos preparatórios, concurso de redação, simulados, aulões virtuais interdisciplinares, repositório de aulas e trilhas de aprendizagem.

Havendo a possibilidade de retomada presencial, as atividades nos municípios e nos polos de funcionamento, conforme anexo II do edital, passarão a ser ofertadas na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola). No retorno às atividades na modalidade híbrida, o estudante irá fazer a comprovação com a apresentação dos documentos, constantes no Edital SEC/CEPEE 011/2020

Assim como ocorre no formato presencial, na primeira semana acontecem as aulas inaugurais, que esse ano será de 8 a 11 de dezembro.