Cultural Teatro

Espetáculo “Vermelho Melodrama” estreia nesta sexta (12) em Salvador

VermelhoMelodrama

Estreia nesta sexta-feira (12/07), em Salvador, em temporada de nove apresentações no Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia, “Vermelho Melodrama”, espetáculo que mergulha no gênero do melodrama e que, a partir de suas típicas construções, aciona questionamentos sobre as ficções de nossa atual realidade. As sessões acontecem de sexta a domingo, até o dia 28 de julho, sempre Às 20h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Baseada em texto do dramaturgo Gildon Oliveira, a peça tem direção e adaptação do diretor teatral, realizador audiovisual e coreógrafo Jorge Alencar. No elenco, reúne Eduardo Gomes, Fábio Osório Monteiro, Lia Lordelo, Neto Machado e Véu Pessoa. O texto original e inédito, “Vermelho rubro amoroso… profundo, insistente e definitivo!” é como uma ode ao melodrama por detalhar meticulosamente a sua arquitetura. No espetáculo, a abordagem das estruturas e técnicas servem para entender o gênero e evidenciá-lo como fenômeno atual, que nos atravessa na rotina.

“Vermelho Melodrama” levanta assuntos como a emoção na contemporaneidade e o direito ao afeto, além de traçar paralelos com os atuais acontecimentos políticos do Brasil. A história central, inspirada no famoso “crime do ketchup”, ocorrido no interior da Bahia em 2011, gira em torno dos órfãos Lúcio Mauro, Carlos Manuel e Lurdes Maria, que foram criados como irmãos. Segredos inconfessos, triângulos amorosos e paixões inflamadas têm como motor dramatúrgico uma carta que não foi entregue ao seu destinatário, guardando uma revelação que pode mudar o destino de todos. Numa dinâmica entre real e simulacro, as emoções são amplificadas e colocam sentimentos à frente de um pensamento exclusivamente racionalista.