Cultural Teatro

Espetáculo “O Avô e o Rio” abre temporada em Salvador

Foto: Anderson Moreira
Foto: Anderson Moreira

Nesta terça-feira (07/04), o espetáculo “O Avô e o Rio”, solo interpretado pelo ator Israel Barreto baseado no conto homônimo do escritor baiano Aleilton Fonseca – membro da Academia de Letras da Bahia, abre temporada na Casa d’A Outra, no bairro do Politeama, em Salvador. A peça fica em cartaz as terças e quartas, sempre às 19h, até o dia 29 de maio. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Nesta temporada, A Outra Companhia de Teatro realizará uma ação de mediação cultural com escolas, faculdades, instituições e grupos que desejam assistir ao solo. Quem participar desta ação pagará o valor de meia entrada.

O solo de Israel Barreto, o primeiro do ator, tem direção e adaptação dramatúrgica de Roquildes Junior. O espetáculo versa sobre a relação de um rapaz com o avô e o rio que margeia a casa onde vivem, as vazantes e as cheias que levam e produzem com elas as histórias de um neto e o avô. O narrador-personagem conta lembranças da infância, mergulha fundo nas questões e entranhas da sua biografia – a morte da mãe, desvenda mistérios a respeito da própria história e acompanha a batalha diária do avô para aterrar o rio.

O rio é rito de passagem, metáfora para contar uma convivência marcada por ensinamentos, respeito, de amor mútuo, ainda que em muitos momentos falte o afago, o carinho desse avô endurecido. Neste enredo, a peça nos leva a refletir em temas que envolvem a interferência do homem na natureza: a transposição dos rios; o desmatamento das vegetações às margens dos rios impactando no seu ecossistema; a subsistência das populações ribeirinhas.