Cultural Teatro

Espetáculo “Embarque Imediato” abre temporada nesta quinta (30) em Salvador

embarqueimediato_fotoRafaelAguiar

Um encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro ou entre a África e a diáspora. Ou entre pai e filho em cena. É disso tudo e um pouco mais que trata o espetáculo “Embarque Imediato”, texto inédito do dramaturgo Aldri Anunciação, com encenação de Márcio Meirelles. A peça estreia para o grande público nesta quinta-feira (30/05), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, e segue em cartaz até o dia 16 de junho, de quinta a domingo.

A montagem coloca pela primeira vez em cena Antônio Pitanga e seu filho, o ator Rocco Pitanga, vivendo estes dois personagens que se encontram num aeroporto internacional e estabelecem um diálogo sobre a História. “Embarque Imediato” é também a celebração dos 80 anos de Antônio Pitanga, um artista do cinema, teatro e TV brasileira, além de uma importante voz na defesa dos direitos de negros e negras no país.

E esta comemoração se estendeu ao encontro artístico com o filho, Rocco Pitanga e a presença virtual de Camila Pitanga, que dá voz aos textos em off da montagem e aparições em vídeo. A atriz autorizou a exibição do documentário “Pitanga”, ao qual assinou a direção e que terá exibições no foyer da Sala do Coro, antes das apresentações da peça.

“Embarque Imediato” é uma obra que promove um debate, seguindo uma poética presente na escrita de Aldri Anunciaçao em que a cena é configurada de modo a apresentar diferentes pontos de vista e permitir que o espectador chegue às suas conclusões, a partir das reflexões e argumentações tecidas ao longo da cena.

O espetáculo conta ainda com a direção musical de Jarbas Bittencourt, cenografia assinada por Erick Saboya e iluminação de Irma Vidal. A concepção dos figurinos é de Chico Perez, com uma das peças da estilista Goya Lopes.