Cultural Teatro

Espetáculo “Desmontando Cassandra” estreia nesta terça (07) em Salvador

Desmontando Cassandra

Espetáculo teatral contado por mulheres e sobre mulheres, “Desmontando Cassandra” estreia nesta terça-feira (07/04), às 19h, no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, em Salvador. A peça da Cia. Estupor de Teatro e Oco Teatro Laboratório fica em cartaz até o dia 30 de maio, todas as terças, quartas e quintas-feiras. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

O texto da montagem é uma adaptação do livro de Christa Wolf sobre a história da personagem da mitologia grega, Cassandra, que possui o dom da premonição e prevê a invasão de Troia. Mas nada disso adianta, pois, ao ser desacreditada, a personagem vê sua cidade ser destruída.

Estruturado narrativamente através de flashbacks, o espetáculo aborda o que foi a vida da personagem e o seu destino. Em função de suas contradições, Cassandra é considerada na literatura grega como a personagem trágica por excelência. O deus Apolo lhe concede o dom da profecia em troca de sua virgindade, Cassandra aceita o acordo num primeiro momento para logo depois recusar, conduta que desencadeará a fúria do deus grego. Então, a personagem é amaldiçoada com o dom inútil da profecia, pois ninguém acredita em suas predições.