Cultural Dança

Espetáculo de dança “Kilezuuummmm” está em cartaz em Salvador

750_espetaculo-danca-kilezuuummmm-cultura_20181114104422120

O espetáculo de dança “Kilezuuummmm”, com os bailarinos Edu O. e João Rafael Neto, está em cartaz nesta quinta-feira (16/05), sábado (18) e nos dias 23 e 25 de maio, sempre às 16h, na Casa Charriot, em Salvador. Com provocação e direção do coreógrafo e bailarino Thiago Cohen, a montagem é uma livre inspiração do conto “Do amor de um pássaro por um lagarto”, do autor e ator Gero Camilo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

O conto é o ponto de partida para uma coreografia que traz reflexões a respeito do amor, dos desejos, respeito a diferença e as restrições impostas socialmente sobre as múltiplas possibilidades de afeto. “Kilezuuummmm” transforma em dança o encontro entre as diferenças, o amor entre um pássaro e um lagarto, “sobre o inusitado da coexistência entre naturezas distintas e do amor que nos transforma, nos transborda no outro, que nos afeta a tal ponto de nos fundirmos ou nos entendermos parte do outro, mesmo que haja todo um sistema que não aceita determinadas maneiras de existir”.

Na história do Gero Camilo, a família de Kilezum, o lagarto, é contra esse amor e ‘lambe os lábios’ da intolerância e da violência, o que leva a refletir sobre o atual momento social brasileiro e mundial. Em diversas reflexões, o espetáculo suscita em que medida ou momento o homem ‘lambe os lábios’ ou quando é ‘melodias para curar o amor’.

Independente da intransigência familiar e social, Airerê, o pássaro, estava disposto a dar suas penas a Kilezum, que estava disposto a transformá-las em asas e voar. Em trecho do conto, Gero Camilo descreve: “Ora planando, ora rodopiando no espaço, Airerê chamava Kilezum. (…) Eles riem num riso só. Airerê esculpe nuvens com as asas. Kilezum escreve poemas com o rabo”. “Kilezuuummmm” fala que todos tipos de amor são válidos e importantes para o mundo.

 

Publicidade