Espetáculo “Afronte” estreia nesta quinta (07) em Salvador

750_espetaculo-teatro-genero-raca-casa-rosada-cenicas_201913182719780.jpg

O diretor teatral Thiago Romero estreia nesta quinta-feira (07/02), na Casa Rosada, em Salvador, o espetáculo Afronte – Akulobee.  A peça, que traz dois espetáculos/percursos em uma única montagem – contemporâneo e ritualístico – para discutir gênero e raça, ficará em cartaz  de quarta à sábado até o dia 16 de fevereiro, sempre às 19h. Os ingresso custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

A montagem, que tem dramaturgia de Daniel Arcades e assistência de direção de Luiz Antônio Sena Jr. e Paulo Machado,  apresenta percursos/espetáculo com discursos e estéticas totalmente diferentes. O processo de construção da dramaturgia foi pensado em caminhos e linguagens diferentes para chegar a um encontro.

Quem optar pelo percurso interno da Casa Rosada encontrará uma dramaturgia mais cotidiana, que traz as “BIXAS PRETAS” contemporâneas, pensada para ser um espaço de opinião. As personagens contemporâneas têm um perfil mais para o teatro documental, comédia e humor.

Interpretadas pelos atores Anderson Danttas, Diogo Teixeira, Igor Nascimento e Rafael Brito as bichas contemporâneas moram em uma casa que elas denominam Cuierlombo/Queerlombo. Nesse espaço elas contam suas histórias de vida; como se sentem sendo bichas e pretas, provocando debates e questionamentos. Sem faltar “churrias”.

Já o segundo percurso é uma dramaturgia mais lírica, do teatro ritual, poucos diálogos e investimento em poesia. Esta composição cênica que traz os atores Teodoro, Diego Alcântara, Ricardo Andrade e Antônio Marcelo inspira-se nas histórias das Quimbandas, grupos de negros escravizados da região do Congo e Angola, que foram trazidos e existem registros deles entre os séculos XVI e XIX.

scroll to top