Bahia Emprego e Renda Trabalho

Emprego: Rede de supermercado cria programa para formar profissionais em falta no mercado de trabalho

Foto: Leo Trindade
Foto: Leo Trindade

A escassez de profissionais especializados para o segmento de açougue é uma realidade no mercado. Para contornar o problema e, ao mesmo tempo, oportunizar uma nova profissão para seus próprios funcionários, a RedeMix decidiu abrir para o público interno uma capacitação profissional para açougueiros. A primeira turma será formada no mês de outubro, marcando também a primeira ação do programa Banco de Talentos. Dentro dele, o setor de Recursos Humanos faz a seleção de colaboradores que almejam aprender uma nova profissão e crescer dentro da empresa, oferecendo cursos específicos.

“Assim como em outros segmentos, o nosso também sofre com a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, e neste caso temos a função de açougueiro como o nosso foco de atenção. O Banco de Talentos, no momento, tem como prioridade a formação desses profissionais, oportunizando a capacitação interna”, detalha Kelly Passarello, gerente de Recursos Humanos da RedeMix.

A ação faz parte da estratégia operacional e de RH do grupo, que foca em capacitar e desenvolver novos talentos, bem como atualizar e manter motivados os colaboradores mais antigos da empresa. Para isso, a rede mantém um Programa de Capacitação, com quatro formatos.

“Além do Banco de Talentos, temos os cursos externos, específicos e voltados para nosso negócio, feitos em entidades e instituições como Abase, escolas técnicas e universidades. Outro pilar é o Programa de Performance Operacional Campeã, no qual são feitas visitas periódicas mensais às lojas e realizadas avaliações operacionais em todos os setores, com o uso de checklists, visando medir e checar os padrões existentes nas operações e, ao mesmo tempo, um grupo de instrutores juntamente com o gerente de Desenvolvimento Operacional, realiza treinamento de capacitação ‘ombro a ombro’. Temos também os Módulos Operacionais feitos em sala de treinamento, com ambiente de formação controlado”, pontua Isaac Cordeiro, gerente de Desenvolvimento Operacional da RedeMix.