Cultura e Entretenimento Notícias

Em protesto, artistas recusam nomeação ao Grammy 2021 por categoria só ter brancos

Justin Lansing e Joe Mailander, da banda Okee Dokee Brothers. Foto: Frederick M. Brown/Getty Images
Justin Lansing e Joe Mailander, da banda Okee Dokee Brothers. Foto: Frederick M. Brown/Getty Images

O cantor Alastair Moock e as bandas Okee Dokee Brothers e Dog on Fleas recusaram as suas nomeações na categoria Melhor Álbum Infantil no Grammy Awards 2021 em forma de protesto, porque a categoria tem apenas a indicação de artistas brancos.

“Depois do ano que tivemos, indicar apenas pessoas brancas parece bem errado. É claro que eu adoraria ganhar um Grammy, mas não desse jeito, em que o jogo não tem as mesmas regras para todo mundo”, disse Alastair Moock à organização do evento.

Conforme a NPR Music, os três artistas enviaram uma carta conjunta à Academia do Grammy pedindo que seus nomes não fossem incluídos nas cédulas de votação.

“Achamos que recusar a indicação seria o melhor que poderíamos fazer para apoiar as pessoas não brancas cujos álbuns frequentemente ficam de fora do Grammy. A música infantil não é só sobre caras brancos tocando guitarra e cantando para crianças. Queremos ser receptivos a todo tipo de música na nossa comunidade”, falou Joe Mailander, integrante da Okee Dokee Brothers.

Chefe de diversidade e inclusão da Academia Grammy, Valeisha Butterfield Jones, em resposta disse que a instituição tem trabalhado para mudar e aumentar a diversidade entre os membros e comitês secretos de indicações. Recentemente, a Academia fez uma parceira com a Color of Change, grupo que luta por justiça racial, para pressionar por mais transparência e apoio aos artistas, especialmente negros.

“Assumimos um compromisso muito claro e firme com a diversidade, a equidade e a inclusão como parte de nossos valores essenciais. Muitas das ações implementares que tomamos são sinais disso. Mas, ainda temos muito trabalho a fazer”, pontuou Butterfield.

Com a desistência dos três artistas, o prêmio na categoria Melhor Álbum Infantil será disputado por Justin Roberts, com o álbum Wild Life, e Joanie Leeds, com All the Ladies.

Com informações da Rolling Stone